Inspiração MAP - 77 anos de História...
 
Uma jovem DETERMINADA... Uma Inspiração nela foi SEMEADA...
Uma alegria PARTILHADA... Uma nova Congregação GERADA...

A jovem Genoveva atenta, entusiasmada e determinada para com as “coisas de Deus”, num belo dia, exato 13 de junho de 1939, quando em sua casa, nos seus afazeres do dia a dia, o Espírito de Deus semeia no seu coração a “Inspiração” de fundar uma nova Congregação com um olhar mais direcionado aos trabalhos pastorais, que era urgente àquela realidade.
A alegria do tão precioso presente de Deus: a Inspiração, foi logo partilhada com suas amigas, que também se entusiasmaram, pois era isso que todas queriam: consagrar-se a Deus na Vida Religiosa ao serviço das paróquias.
E foi assim que nossa História começou...
Dom Bernardino Arribas, jovem padre exemplar, que em poucos anos de ministério, fundou a Ação Católica Feminina, que muito colaborou nas atividades paroquiais. E foi deste campo cultivado com carinho pelo zeloso pároco Bernardino que saiu o primeiro broto de um novo Instituto Religioso.
A jovem Genoveva foi uma pessoa aberta a fazer somente a vontade do Pai. Ela que ao sentir-se “Inspirada por Deus”, escreve o que sente e depois comunica às suas amigas, ela faz gerar vida. E juntas, as jovens, deixaram tudo para seguir o Mestre.
Assim como Maria que no seu ventre carregou o menino Jesus, a jovem Genoveva carregou em seu coração a Inspiração de uma nova Congregação, que na primeira oportunidade que teve, foi ao encontro de suas amigas, na procissão de Santo Antonio, para partilhar o tão precioso presente de Deus: a nova Fundação.
A Inspiração da nova Congregação é presença divina revelada pelo Espírito Santo de Deus. A presença de Genoveva é alegria e paz, na escuta e abertura à Palavra, ela sonha grande, tem um espírito missionário muito além do território espanhol.
Recordar e celebrar o dia 13 de junho de 1939 é ver nossa Congregação hoje, ver o rosto das nossas irmãs, nossas obras, todo o percurso caminhado, mas, é ao mesmo tempo, ver a sua raiz, onde e como tudo começou. O que se passou naquele dia, principalmente na pessoa de Genoveva, depois suas amigas e Dom Bernardino.
É muito bom recordar e viver e melhor ainda dar graças a Deus por nossa história, por tantas maravilhas na vida de nossa Congregação naqueles primeiros passos.
Assim como Genoveva Cuadrado, nossa querida Madre Imaculada, busquemos também três amores para nossa vida, nossa caminhada:
- Amor terno e profundo a Jesus Cristo
- Amor à Congregação
- Inquietação Missionária
Que o Espírito Santo nos ilumine em nossa caminhada, nossa vocação e missão...

Adriana Farias de Sousa

Nossos Fundadores e os países em que estamos presentes.
 
Dom Luciano, Madre Imaculada e Pe. Bernardino
 

Todos os Direitos Reservados ©2009 / Irmãs Missionárias de Ação Paroquial Desenvolvido pela Williarts Internet