A História de um GRITO .... de Esperança....
 
A História de um GRITO
.... de Esperança....


Vivemos um momento de grandes transformações, decorrentes, sobretudo dos avanços tecnológicos, nas mais diversas esferas de nossa existência: na produção econômica dos bens naturais; nas relações políticas da vida social; e na construção cultural. Diante dessa constatação vemos a importância de sempre resgatarmos e partilharmos a nossa história.
Estamos falando de um Boletim informativo.....
Quando, Como e Porque surgiu o Boletim Vocacional MAP?
O primeiro Boletim foi produzido no ano de 1991 com o nome GRITO ESPERANÇA MAP.
O mesmo era editado bimestralmente com algumas edições especial no Natal.
Seguia a seguinte estrutura: em uma folha A 4 dobrada, apresentava quatro partes: 1- Carta de abertura; 2- Mensagem; 3- Comunicando a Vida; 4- Correspondências (espaço onde eram colocados os endereços das Vocacionadas MAP do Regional Brasil).
A Equipe Vocacional da época, ao lançar a ideia da produção desse Boletim, afirmava que o seu principal objetivo era de manter um contato informativo, espaço onde Irmãs e Vocacionadas partilhem sua caminhada e os acontecimentos de onde se encontram, proporcionando interação e proximidade por meio das correspondências.
No Boletim maio/junho de 1995 – nº 26 o Logotipo foi mudado para GRITO MAP ESPERANÇA acreditando-se que esse nome caracterizasse melhor a nossa forma de comunicação.
Em 2014 editamos o Boletim Vocacional de número 100. Hoje, sendo publicado a cada três meses, e com o nome GRITO MAP ESPERANÇA estamos na edição de número 108.

Revendo a Ata como também os arquivos da Pastoral Vocacional do Regional Brasil seguem alguns dados importantes:
- Antes, era enviado pelo correio a cada Comunidade direcionado à Animadora Vocacional e, esta por sua vez, fazia chegar às vocacionadas. Hoje, com a tecnologia, o Boletim é enviado por e-mail e, cada Animadora continua com a responsabilidade de reproduzir e distribuir às jovens que são acompanhadas.
- A estrutura continua a mesma, exceto em algumas edições onde se é decidido, de acordo com a realidade das partilhas, mudarem algumas das partes citadas acima.
- Existe também uma Irmã responsável por receber os artigos, formatar e enviar. Quem iniciou com esse trabalho foi Ir. Cidinha. Ao longo dos anos essa responsabilidade foi sendo assumida pelas Irmãs Maria Nilsa, Maria Salete, Lucia Helena, Maria das Dores e, atualmente, quem tem essa missão é a Irmã Adriana Farias de Sousa.

Alegramo-nos muito, pois, nosso objetivo continua sendo atingido. Graças as Irmãs e as jovens quem com Amor e Esperança partilham um pouco da caminhada que vivem na busca por descobrir e viver com fidelidade a sua vocação.
Na reunião da Pastoral Vocacional desse ano (2016) fizemos a proposta de ampliarmos a dimensão do nosso Boletim GRITO, para atingirmos não somente as jovens vocacionadas MAP, mas também, os jovens em geral, aqueles que participam dos grupos de jovens nas comunidades onde atuamos, onde se encontram leigos do FLAMAP, motivando-os a descobrirem e a viverem sua vocação na Igreja e na sociedade.

Se você tem o desejo de receber também, entre em contato com a Irmã Animadora Vocacional MAP mais próxima de você ou mande uma mensagem pelo site.

Equipe da Pastoral Vocacional MAP
Regional Brasil – Chile

 
 
Informativo GRITO nº 1
 

Todos os Direitos Reservados ©2009 / Irmãs Missionárias de Ação Paroquial Desenvolvido pela Williarts Internet