Nada surge por acaso...
 
Nossa Congregação de Irmãs Missionárias de Ação Paroquial não surgiu por acaso; nasceu num momento propício para atender as necessidades da Igreja.
Tudo estava destruído pela guerra, sem esperanças, a terra refletia as marcas profundas regada pelo sangue de tantas pessoas... Era preciso renascer, fazer brotar vida nova, reconstruir a história.
Mas nem tudo estava perdido. Surge uma luz, a história já estava sendo gestada de um novo amanhecer. Genoveva, uma jovem da época (1930), cheia de vida e entusiasmo, disposta arriscar tudo por essa reconstrução, convida uma Congregação com objetivo de atender, de maneira especial, a Paróquia. Lugar que seria o berço para dar início a uma grande obra. Aquela ideia não caiu em vão e sim foi fortificando, através de seus dias.
Nada surge por acaso... Essas jovens mulheres entre tantas coisas destruídas, encontraram o lugar certo para lançar a semente da vida. O lugar era fértil. Em vez de morte, escuridão, surge a vida, esperança, alegria.
Era uma grande obra, tinha que ser comunicada e anunciada. Genoveva tinha certeza do que queria; assim como Maria, vai até D. Bernardino levar a Boa Nova. O céu se abriu, o Espírito Santo pairava sobre eles, o espaço era pequeno diante da imensidão que se abriu diante de seus olhos. A inquietante busca de realização aumentava cada vez mais... Essas jovens, no silêncio do coração, conservavam com gozo tudo que ia se concretizando. No trato íntimo como o Senhor foi solidificando o alicerce, ampliando ainda mais os horizontes; é como se ouvissem sem cessar a voz do pai: “não tenham medo, Eu estou com vocês”. E assim, depois de longa caminhada chegaram até D. Luciano que as acolhe com coração. Não posso dizer que proclamou o magnífica, mas coisa semelhante. Ele esperava por isso, já havia passado em seus planos, acreditou, ficando com elas até os últimos dias de sua vida.
Hoje, nós Missionárias de Ação Paroquial (MAP), vivemos em vários países, continuamos a espalhar a semente da fé e esperança com nosso testemunho de vida.
Nada surge por acaso...
Quem continua essa obra traz dentro de si um recado para a Congregação. É uma nova semente buscando aquele mesmo lugar fértil que buscaram nossas primeiras Irmãs. Portanto, Congregação MAP somos todas nós com as mesmas responsabilidades. É preciso recriar o dinamismo que há dentro de cada uma, alargar horizontes e responder com generosidade os apelos do Pai hoje. Ele continua contando com cada uma das MAP.
Ir. Maria Cristina de Papa Bertola MAP.

 
 

Todos os Direitos Reservados ©2009 / Irmãs Missionárias de Ação Paroquial Desenvolvido pela Williarts Internet